LATITUDE 27

A casa é localizada em uma antiga fazenda em Alfredo Wagner, em terreno alto com vista para um vale. Com um cliente muito aberto às ideias do escritório, foi possível propor uma arquitetura extremamente contemporânea utilizando materiais de identidade de casas de fazenda. O volume construído foi implantado em uma porção do terreno onde já não havia grande presença de vegetação e a implantação foi realizada pensando tanto no impacto da construção na paisagem quanto nas visuais que se tem do interior da casa, levando em consideração a ventilação e a insolação. Os blocos da casa são divididos por grandes empenas de pedra, material também utilizado no piso. O piso dos quartos e o deck da varanda são em madeira maciça e as janelas são grandes panos de vidro.

Como elemento marcante, o concreto aparente tem evidência no teto de todos os ambientes. Sua cobertura recebeu uma camada de vegetação com capins regionais, cuidadosamente escolhida pelo paisagismo, buscando dar continuidade ao contexto onde a casa está inserida. A planta foi elaborada com um desmembramento de ambientes com corredores panorâmicos fazendo a conexão entre eles. A intenção foi criar uma volumetria alongada e muito permeável. Isso permite que a casa se integre muito mais com a natureza exuberante, evitando grandes volumes e criando uma distribuição equilibrada e visualmente leve.

Como ambiente social de uma casa na montanha, o conceito do ambiente foi utilizar características de uma casa de fazenda com uma interpretação de arquitetura contemporânea. Uma das principais premissas do projeto era que o living configura se um ambiente de frente para o horizonte para o qual a casa está voltada. O layout foi desenvolvido em dois eixos, em forma de ‘T’ de circulação: o de acesso à casa, pela cozinha e jantar em direção à paisagem, e perpendicular a ele o eixo de acesso às demais áreas da casa. Como ponto central dos dois eixos, não poderia faltar uma lareira como o coração da área social de uma casa de montanha.

Como complemento para a área social, foi inserida uma proposta de lazer com área de jogos, uma vez que a casa é um ambiente de férias e finais de semana, relaxamento e divertimento de uma maneira geral. Foram aplicados elementos de madeira com tábuas de tauari maciço em composição com mobiliários leves e claros e buscando equilíbrio com os materiais e acabamentos da arquitetura, como o concreto aparente e as pedras.

Esta estratégia traz a aparência rústica e maciça dos materiais para a leitura de um ambiente contemporâneo e confortável. Para o piso, foi utilizada a pedra caxambu em grandes cacos em toda a casa, inclusive no living. Quanto à iluminação, fizemos uma leitura de menor interferência no teto de concreto aparente, concebendo a uma composição de trilhos suspensos e spots pontuais.

Com conceito minimalista, a suíte também traz uma mistura de elementos contemporâneos e rústicos a uma casa de fazenda. A premissa de um ambiente leve e descontraído se sustenta pela presença de materiais naturais e tons leves. Em contrapartida às paredes de pedra e teto em concreto aparente, o piso é em tábuas de madeira de demolição. A suíte possui uma área generosa, permitindo a colocação da cama de frente para a paisagem, com um painel de fundo configurado pelos armários em tábuas maciças de tauari. O acesso se dá pelo fundo da suíte, onde se encontram os armários e a entrada do banheiro. A cama, desenhada pelo escritório para o projeto, também é feita em tauari maciço, com almofadões estofados que se encaixam na estrutura da cabeceira. Para complementar a proposta irreverente e a contemporaneidade do ambiente, a iluminação é composta por luminárias com diferentes características e texturas.

O banheiro acompanha as características da suíte: materiais naturais, elementos rústicos e ar contemporâneo leve. Escolheu-se personalizar os acessórios do banheiro, como toalheiros, que foram feitos sob medida em tauari maciço. A premissa do projeto de toda a área de bancada e espelho se deu pela composição de um elemento permeável e um elemento sólido, buscando integração do banheiro com o jardim. Com desenho personalizado, a bancada foi criada em estilo aparador, com estrutura em madeira tauari maciça e tampo em basalto cinza escovado. Complementando a composição do ambiente, a banheira recebeu um revestimento de madeira maciça.

Anterior Próximo
×